TEM COCEIRA NO COURO CABELUDO?

Há muitas questões em torno de um couro cabeludo com comichão e porque ocorre durante o tratamento de arrefecimento do couro cabeludo. Temos visto muitas perguntas de membros do nosso Grupo Facebook que perguntam se isto é “normal” ou um sinal de que a tampa fria não está a funcionar.

Esclareçamos isto dizendo que isto é COMPLETAMENTE NORMAL e um efeito secundário muito comum que muitas pessoas experimentam durante o tratamento de quimioterapia.

Um couro cabeludo com comichão é um efeito secundário muito comum, que é perguntado quase diariamente no nosso Grupo do Facebook. É muito frustrante para qualquer pessoa que o experimente, e muitas pessoas pensam que é um sinal dos seus folículos capilares que o seu cabelo está prestes a cair.

É importante saber que uma comichão no couro cabeludo não é causada pelo arrefecimento do couro cabeludo e não significa que a tampa fria não esteja a funcionar. Um couro cabeludo dorido, comichoso ou agravado é efectivamente o mesmo que a sua pele no resto do corpo a sofrer e a ficar seca – é causado pelos medicamentos de quimioterapia no seu sistema. Ocorre para os pacientes independentemente do arrefecimento do couro cabeludo, pelo que mesmo aqueles que perderam todo o seu cabelo são susceptíveis de ter uma sensação semelhante no seu couro cabeludo.

Pode ser incrivelmente tentador causar comichão no couro cabeludo, e porque a pele do seu couro cabeludo está geralmente a ficar seca, pode ver o que pode parecer caspa, ou algumas pessoas descrevem-na como parecendo a tampa do berço. É importante saber que lavar o cabelo com mais frequência pode não ajudar, mas exacerbar o ressecamento e, portanto, a comichão. Mas é importante saber que por muito frustrante que seja, tente resistir a qualquer tensão adicional nas raízes do cabelo que possa vir do coçar. Por muito tentador que seja, deixe o seu couro cabeludo em paz.

A boa notícia é que há formas de aliviar uma comichão no couro cabeludo

Antes de mais nada, é importante para nós dizer que vale SEMPRE a pena falar com o seu médico. Se o seu couro cabeludo o está a enlouquecer, pode haver champôs medicados que podem ser prescritos (também não se preocupe, estes não interferem com o arrefecimento do couro cabeludo).

Se quiser experimentar algumas formas de aliviar o seu couro cabeludo em casa, pode tentar usar óleos naturais puros como argão, amêndoa ou azeite na sua rotina de cuidados capilares, muitas pessoas dizem que ajuda a acalmar e a hidratar. Certifique-se apenas de que faz o teste com antecedência para que saiba que o óleo não vai agravar o seu couro cabeludo rabugento. Para mais informações sobre este relógio, os nossos ÓLEOS DE UTILIZAÇÃO NA SUA ROTA DE HAIRCARE

É importante que faça o seu melhor para manter o seu cabelo tão manejável quanto possível durante o tratamento de arrefecimento do couro cabeludo. Trata-se de conseguir um equilíbrio entre manter os óleos naturais importantes no seu cabelo, mas também assegurar que o seu couro cabeludo é limpo e o seu cabelo é suficientemente fácil de cuidar e escovar ou pentear com os dedos (dependendo do seu tipo de cabelo). Isto significa que precisa de estar a lavar o seu cabelo com menos frequência do que antes do tratamento, certamente não mais do que duas vezes por semana. Para mais informações sobre isto leia o nosso post no blogue em LAVAR O SEU CABELO

Esperemos que o acima exposto ajude um pouco e ponha quaisquer preocupações que tenha sobre a razão pela qual este efeito secundário está a ocorrer para descansar. Essa sensação de prurido e comichão não é o seu folículo capilar a desistir, prometemos. Saiba que isto é completamente normal e tente não se preocupar. Tem isto e vai resolver-se em breve.